Shuhei Yoshida, ex-chefão da Playstation estará na gamescom latam 2025 !!

Translator
Translator

    


    Shuhei Yoshida, ex-chefe da divisão de jogos independentes da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e líder do programa PlayStation Indies, estará presente na gamescom latam 2025. Ele será homenageado com o prêmio "Lifetime Achievement Award" durante a cerimônia de premiação do gamescom latam BIG Festival, que ocorrerá no dia 30 de abril de 2025.

     Além de receber o prêmio, Yoshida apresentará a palestra "A Lifetime in Games: From PlayStation to the Future of Indies" no dia 1º de maio. Nessa apresentação, ele compartilhará sua trajetória desde sua entrada na Sony em 1986, abordará seu papel no sucesso de plataformas como PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4, discutirá sua liderança na criação de franquias icônicas como Uncharted e The Last of Us, e falará sobre sua transição para o suporte a desenvolvedores independentes. Yoshida também oferecerá insights sobre o impacto dos jogos indie no mercado, tendências do setor e conselhos para aqueles que desejam ingressar na indústria de videogames.

A trajetória de Shuhei Yoshida na Sony PlayStation

    Yoshida ingressou na Sony Corporation em 1986 e, no início dos anos 90, fez parte do grupo original que deu vida ao primeiro PlayStation. Como um dos pioneiros da Sony Computer Entertainment (SCE), ele teve um papel fundamental no relacionamento da empresa com estúdios third-party, ajudando a garantir que grandes desenvolvedoras apostassem na nova plataforma.

    Durante a era do PlayStation 2, Yoshida esteve envolvido diretamente no desenvolvimento e lançamento de diversos jogos de sucesso, além de apoiar a criação de novas IPs. Ele foi um dos principais responsáveis pela fundação da Japan Studio, que deu vida a clássicos como Ape Escape, Shadow of the Colossus e Gravity Rush.

    Na geração do PlayStation 3, Yoshida assumiu um papel ainda mais influente, tornando-se presidente da SCE Worldwide Studios em 2008. Sob sua liderança, a Sony fortaleceu sua estratégia de títulos exclusivos, resultando na criação e no sucesso de franquias como Uncharted, The Last of Us, LittleBigPlanet e Horizon Zero Dawn. Ele também apoiou o crescimento de estúdios internos, como Naughty Dog, Santa Monica Studio e Guerrilla Games.

    Com a chegada do PlayStation 4, Yoshida continuou a incentivar novas abordagens criativas. Ele foi um dos maiores entusiastas da realidade virtual dentro da Sony, sendo um dos principais apoiadores do PlayStation VR. Além disso, seu compromisso com os jogos independentes se tornou evidente durante essa geração, quando a Sony passou a dar mais visibilidade a desenvolvedores menores em suas conferências e eventos.

O legado no apoio aos Indies

    Em 2019, Yoshida deixou a presidência da SCE Worldwide Studios para assumir um novo desafio: liderar a iniciativa PlayStation Indies. Seu objetivo era fortalecer ainda mais a presença de jogos independentes no ecossistema PlayStation, oferecendo suporte a desenvolvedores e promovendo títulos inovadores. Sob sua liderança, jogos como Kena: Bridge of Spirits, Stray, Sifu e Hollow Knight: Silksong ganharam destaque dentro da plataforma.

Yoshida sempre defendeu a ideia de que os jogos independentes são essenciais para a diversidade e inovação na indústria, pois oferecem experiências únicas que nem sempre seriam viáveis dentro de grandes produções AAA. Seu carisma e proximidade com a comunidade gamer também o tornaram uma das figuras mais queridas do setor, sendo frequentemente visto interagindo com fãs e desenvolvedores nas redes sociais.

 

Participação na gamescom latam 2025

    Além de receber o prêmio "Lifetime Achievement Award", Yoshida realizará a palestra A Lifetime in Games: From PlayStation to the Future of Indies, onde compartilhará histórias sobre sua trajetória, insights sobre o mercado de games e dicas para novos desenvolvedores. Sua presença na gamescom latam reforça a importância do evento para a indústria e promete inspirar tanto veteranos quanto novos talentos do mundo dos games.

Seu legado como um dos maiores embaixadores da PlayStation e defensor dos jogos independentes certamente continuará influenciando gerações futuras.

  A gamescom latam 2025 acontecerá de 30 de abril a 4 de maio no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo. A programação do evento é a seguinte:

Quarta-feira, 30 de abril: das 13h30 às 21h (apenas para credenciais B2B, imprensa, criadores de conteúdo e convidados)

Quinta e sexta-feira, 1 e 2 de maio: das 9h30 às 21h

Sábado, 3 de maio: das 11h às 21h

Domingo, 4 de maio: das 11h às 20h


Confirmados: Warner Bros. Games, Mortal Kombat, Pokémon GO, Niantic, Gaules, Steam, Level Infinite, Ragnarök América Latina, GunBound e muito mais.

 
Confira o line-up atualizado aqui.


Postar um comentário

0 Comentários